Propondo um processo permanente de aprendizagem, a formação continuada oferece conhecimentos mais específicos e atuais aos profissionais, a fim de que eles atendam às principais necessidades do mercado. Dessa forma, embora seja aplicada nos mais diversos campos do conhecimento, esse tipo de capacitação contínua é fundamental para a boa prática da docência e para os demais profissionais envolvidos no sistema educacional.
“A educação é dinâmica e está diretamente ligada às relações pessoais, aos valores, às ideias, à sociedade e suas mudanças. Assim sendo, é de extrema importância que o educador adquira conhecimentos sobre as mudanças tecnológicas, profissionais e sociais que envolvem o ambiente escolar e o cotidiano das crianças e dos estudantes”, destaca a pedagoga Gabriela Maria Fornaciari, supervisora de unidade do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CeFPE) de São Carlos.
Educação em evolução
Muitos são os benefícios e as contribuições da formação continuada, de acordo com Gabriela. Para a pedagoga, esse tipo de capacitação possibilita a construção de novos conhecimentos, metodologias, estratégias e atividades contextualizadas, provocando os profissionais a repensarem suas práticas e atualizarem seus recursos para melhor atuação.
“Quando o educador realiza o seu trabalho e, ao mesmo tempo, investiga de modo conjunto com seus pares, constitui-se uma troca que cria um ambiente colaborativo. Além disso, a formação continuada implica transformação, seja do sistema, do sujeito, ou da coletividade”, enfatiza a supervisora.
Oportunidade em vários Formatos
Inaugurado em 2017, o Centro tem como missão dar suporte às ações de formação continuada de qualificação dos profissionais que atuam na esfera da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Carlos, ampliando suas competências e fomentando discussões. Os temas são definidos por meio de um diálogo constante com os educadores ou articulados pela supervisão do CeFPE, sendo que também é comum que alguns tenham origem em acontecimentos observados nas próprias escolas.
A programação de capacitações é oferecida em três formatos: presencial, online e híbrida, com esta última sendo a mais comum desde que os alunos voltaram às salas de aulas. É o caso da formação “Nossas heranças dançadas: histórias, memórias e encantamento como fundamento da vida”, centrado nas brincadeiras de roda, cantorias e histórias da cultura popular.
“Fiz a primeira parte do curso no ano passado, na modalidade remota. Quando surgiu a oportunidade de fazer a híbrida este ano, não hesitei, pois as vivências práticas fazem muita diferença. Para nós, professores da Educação Infantil, é importante pensar nas experiências que levamos aos estudantes para valorizar a cultura afro-brasileira e indígena. É um privilégio poder fazer cursos com essa qualidade e sem custos”, destaca a professora Andrea Barreto, do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) “Maria Consuelo Brandão Tolentino”.
Já no modelo remoto, a maioria dos eventos ocorre em forma de webinários (seminários online) em um canal próprio no YouTube, com educadores e especialistas convidados, como explica Gabriela. “As atividades possuem uma certificação e agregam uma pontuação que auxilia na atribuição de aulas dos professores participantes. Também há formações que ocorrem dentro do horário de trabalho. Nesse caso, o CeFPE atua como um parceiro da gestão e da coordenação da escola”, explica a supervisora.
Todas as ações acontecem por meio de parcerias com instituições de ensino superior de São Carlos e da região, como universidades públicas e particulares, institutos federais e a própria Diretoria de Ensino do estado de São Paulo.
Matéria feita por Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CeFPE)
Matéria retirada às 16:20 do dia 10/06/2022 – (Prefeitura de São Carlos | ACidade ON –